SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2El psicoterapeuta y el selección del material en proceso ludodiagnósticoLa importancia de la vida diaria proporcionada por los acompañantes terapeuticos a los pacientes psicóticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

BARTHOLOMEU, Daniel et al. Teste de Bender (B-SPG) e DFH-Escala Sisto: Validade por grupos contrastantes. Est. Inter. Psicol. [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 241-257. ISSN 2236-6407.

Este trabalho investigou evidências de validade por grupos contrastantes para o Teste de Bender (B-SPG) e o DFH-Escala Sisto. Os instrumentos foram aplicados a 244 alunos, 50,4% meninos, com idades de sete a 10 anos, média de oito anos (DP=1,08) que cursavam de primeira a quarta série do ensino fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os testes foram aplicados coletivamente, sendo que no caso do Bender as figuras foram projetadas no quadro negro para que pudessem ser copiadas pelas crianças. Foram evidenciadas diferenças entre os grupos extremos do DFH em relação ao escore do teste de Bender em todas as situações estudadas. Concluiu-se que o Teste Gestáltico fornece uma estimativa das capacidades intelectuais de crianças e diferencia aquelas com maiores pontuações no DFH das com menores pontuações nesse teste.

Palabras clave : avaliação psicológica; teste de Bender; desenho da figura humana; psicodiagnóstico; desenvolvimento humano.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License