SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2O psicoterapeuta e a escolha do material no processo de ludodiagnósticoA importância do cotidiano oferecido pelo acompanhante terapêutico a pacientes psicóticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

BARTHOLOMEU, Daniel et al. Teste de Bender (B-SPG) e DFH-Escala Sisto: Validade por grupos contrastantes. Est. Inter. Psicol. [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 241-257. ISSN 2236-6407.

Este trabalho investigou evidências de validade por grupos contrastantes para o Teste de Bender (B-SPG) e o DFH-Escala Sisto. Os instrumentos foram aplicados a 244 alunos, 50,4% meninos, com idades de sete a 10 anos, média de oito anos (DP=1,08) que cursavam de primeira a quarta série do ensino fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os testes foram aplicados coletivamente, sendo que no caso do Bender as figuras foram projetadas no quadro negro para que pudessem ser copiadas pelas crianças. Foram evidenciadas diferenças entre os grupos extremos do DFH em relação ao escore do teste de Bender em todas as situações estudadas. Concluiu-se que o Teste Gestáltico fornece uma estimativa das capacidades intelectuais de crianças e diferencia aquelas com maiores pontuações no DFH das com menores pontuações nesse teste.

Palavras-chave : avaliação psicológica; teste de Bender; desenho da figura humana; psicodiagnóstico; desenvolvimento humano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License