SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Evaluación de la calidad de vida y la vulnerabilidad al estrés en el contexto del hospital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

SHAROVSKY, Lilian L. et al. A percepção do paciente sobre adesão à medicação antidepressiva. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 2-14. ISSN 2236-6407.

Busca-se, no presente estudo, compreender qual a percepção do profissional de saúde sobre o fenômeno da não adesão à medicação, quando está no lugar de paciente. Os participantes foram profissionais da área da saúde de um hospital de referência na cidade de São Paulo que estavam sendo atendidos no Setor de Medicina do Trabalho, e que tinham indicação médica de tratamento com antidepressivos. Utilizou-se o método clínico-qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semidirigidas. Os resultados obtidos indicaram que os pacientes percebem a medicação como desencadeadora de efeitos colaterais, relatam medo da dependência à medicação, e, ainda medo da perda do próprio domínio psíquico caso sigam a prescrição, apesar de serem profissionais da saúde. Conclui-se que as crenças prévias dos pacientes, tanto sobre a sua problemática emocional quanto sobre a utilização do antidepressivo influenciam a não adesão à medicação, apesar de serem profissionais da saúde.

Palabras clave : recusa do paciente ao tratamento; depressão; saúde ocupacional; pesquisa qualitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )