SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1A percepção do paciente sobre adesão à medicação antidepressivaNotas para la historia de la Psicología de la Salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

OTTATI, Fernanda  y  FREITAS, Vanessa. Avaliação da qualidade de vida e vulnerabilidade ao estresse no contexto hospitalar. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 15-29. ISSN 2236-6407.

O conceito de Qualidade de Vida é usado para medir as condições de vida de um ser humano, já a palavra vulnerabilidade refere-se à chance das pessoas estarem expostas ao adoecer. Objetivou-se analisar possíveis relações entre percepção de qualidade de vida e a vulnerabilidade ao estresse no trabalho em enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na UTI e no setor de emergência de um hospital público. Utilizou-se o instrumento de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde, WHOQOL-Bref e a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho. Encontrou-se, em relação ao setor de trabalho, diferença significativa apenas para Qualidade de vida total. Portanto pode-se afirmar que os profissionais que atuam na UTI possuem maior percepção de qualidade de vida quando comparados aos do SUS. Na correlação entre os dois instrumentos, o domínio meio ambiente do WHOQOL-Bref correlacionou-se negativa e significativamente com todos os fatores da EVENT, indicando que a percepção da pessoa em relação aos diversos aspectos do meio em que vive tem relação com a vulnerabilidade ao estresse.

Palabras clave : enfermagem; hospital; qualidade de vida; estresse.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )