SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Avaliação da qualidade de vida e vulnerabilidade ao estresse no contexto hospitalarAvaliação do treinamento mental na melhora de desempenho do saque no voleibol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

RUMIN, Cassiano Ricardo. Notas para a história da Psicologia da Saúde. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 30-45. ISSN 2236-6407.

A história da Psicologia da Saúde pode ser abordada pela necessidade dos serviços hospitalares compreenderem elementos psicodinâmicos oriundos das condições de adoecer e dos processos de cuidado. Mais tarde, o direcionamento das práticas em Psicologia da Saúde para a atenção primária ampliou o conjunto de conhecimentos e de referências de atuação dos profissionais de psicologia. Esta história segue ampliando suas áreas de abrangência e passando por redefinições derivadas de processos reflexivos das entidades de formação profissional e de políticas públicas. Objetivou-se neste artigo caracterizar componentes teóricos e técnicos que se apresentam no momento de comemoração dos 50 anos de reconhecimento da profissão no Brasil. Os resultados indicam a ascendente participação da profissão nas políticas públicas sociais e a retomada de práticas dirigidas a comunidade que experimentaram retrocessos. Conclui-se afirmando que a posição ocupada pela profissão nas políticas de saúde coletiva são movimentos de afirmação de direitos que historicamente foram enfraquecidos.

Palavras-chave : psicologia da saúde; história da psicologia; políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )