SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Notas para la historia de la Psicología de la SaludFiabilidad de la estructura factorial de la Escala Multidimensional de Reactividad Interpersonal (EMRI) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

MONTIEL, José Maria et al. Avaliação do treinamento mental na melhora de desempenho do saque no voleibol. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 46-63. ISSN 2236-6407.

Este trabalho teve por objetivo investigar os efeitos do treinamento mental sobre a performance do saque de jogadores de voleibol. Participaram da pesquisa seis jogadores do sexo masculino, titulares de uma equipe de voleibol do interior do estado de São Paulo com idades entre 18 e 25 anos. Verificou-se o desempenho do saque em três campeonatos distintos numa mesma temporada. Os saques foram avaliados nas situações de jogo ao longo do processo de intervenção. As médias das medidas obtidas indicaram uma melhora do desempenho do saque no decorrer do experimento, com um aumento dos acertos e diminuição dos erros desde a linha de base ao final do processo de intervenção. Os erros diminuíram significativamente do início da intervenção ao final dela e do meio do processo ao final.

Palabras clave : treinamento mental; voleibol; saque; psicologia do esporte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )