SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Reliability of the factor structure of the Multidimensional Scale of Interpersonal Reactivity (EMRI)Psychological assessment: past, present and future author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

SILVA, Rafael Bianchi  and  CEZAR, Patrícia Cristiane Nogueira. Atuação do psicólogo no CREAS em municípios de pequeno porte. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 99-109. ISSN 2236-6407.

O CREAS representa um importante dispositivo do SUAS, contribuindo para expansão do campo de atuação da Psicologia, o que tem fomentado discussões acerca da efetivação das práticas psicológicas nesse contexto. O presente artigo busca investigar as atribuições teórico-metodológicas utilizadas por psicólogos que atuam no CREAS em municípios de pequeno porte do estado do Paraná. Ao todo, foram entrevistados seis profissionais visando verificar se as práticas psicológicas estão sendo construídas de acordo com as orientações trazidas nas legislações, documentos inscritos e fornecidos pelo MDS, CFP e outros, buscando identificar os alcances e limites do profissional psi no referido contexto. Como resultado verificou-se que estes buscam adequar-se à realidade apresentada nas unidades de atuação conforme a territorização. Diversas ações realizadas por esses profissionais dialogam com os referenciais teóricos disponíveis, porém verifica-se a necessidade de materiais que contribuam para além do saber teórico, mas que possibilitem compreender a prática do psicólogo no CREAS.

Keywords : centro de referência especializado de assistência social (CREAS); práticas psicológicas; atuação do psicólogo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )