SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Atuação do psicólogo no CREAS em municípios de pequeno porteRecrutamento e seleção de empacotadores em uma rede de supermercados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

CESCON, Luciana França. Avaliação psicológica: passado, presente e futuro. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 99-109. ISSN 2236-6407.

O presente artigo tem como objetivo contribuir para a discussão da questão da avaliação psicológica que se faz hoje e a que se deseja realizar no século XXI, tendo como ponto principal as contribuições que a Psicologia Sócio-Histórica tem trazido, bem como os desafios a serem superados para uma prática cada vez mais transformadora dentro do contexto social. Acreditamos que a avaliação psicológica utilizada dentro de um processo que considere em sua análise os fatores sociais e históricos que afetam a vida das pessoas possa contribuir para o fortalecimento das potencialidades e autonomia das mesmas. Utilizando os dados obtidos na avaliação psicológica de forma construtiva, como ferramenta de informação e transformação, os sujeitos atendidos podem ter acesso a instrumentos necessários para o enfrentamento de suas dificuldades, passando a avaliação psicológica a contribuir de forma significativa para a consolidação dos direitos humanos e o respeito à identidade dos indivíduos.

Palavras-chave : avaliação psicológica; psicologia sócio-histórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )