SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Reflections on the light of psychiatric diagnosis analytical psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

FORMIGA, Nilton. O consumo de álcool em universitários: Fidedignidade e sensibilidade de uma escala de medida. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 130-147. ISSN 2236-6407.

O consumo de álcool entre os jovens tem sido não somente um determinante para as relações interpessoais, mas, também, é atualmente, um problema que traz um prejuízo social, econômico e de saúde. Devido a essa condição, têm surgido instrumentos e reavaliados outras medidas mais confiáveis para identificar o problema com o consumo de álcool nesse grupo; dos inúmeros instrumentos, o AUDIT tem sido o mais utilizado em estudos no mundo, o qual tem se revelado consistente. O presente estudo tem como objetivo, avaliar a fidedignidade e consistência interna do AUDIT a partir de distintos cálculos estatísticos em uma amostra de universitários. Duas amostras de universitários, homens e mulheres, de 18 a 40 anos, na cidade de João Pessoa-PB responderam o AUDIT e dados sócio-demográficos. A partir de diferentes cálculos estatísticos, observaram-se indicadores psicométricos que revelaram confiabilidade e fidedignidade do AUDIT nas referidas amostras, garantindo assim, a medida sobre a identificação do problema do consumo de álcool nos respondentes.

Keywords : problemas com álcool; fidedignidade; universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )