SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Reflexiones sobre el diagnóstico psiquiátrico de la luz de la psicología analítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

FORMIGA, Nilton. O consumo de álcool em universitários: Fidedignidade e sensibilidade de uma escala de medida. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 130-147. ISSN 2236-6407.

O consumo de álcool entre os jovens tem sido não somente um determinante para as relações interpessoais, mas, também, é atualmente, um problema que traz um prejuízo social, econômico e de saúde. Devido a essa condição, têm surgido instrumentos e reavaliados outras medidas mais confiáveis para identificar o problema com o consumo de álcool nesse grupo; dos inúmeros instrumentos, o AUDIT tem sido o mais utilizado em estudos no mundo, o qual tem se revelado consistente. O presente estudo tem como objetivo, avaliar a fidedignidade e consistência interna do AUDIT a partir de distintos cálculos estatísticos em uma amostra de universitários. Duas amostras de universitários, homens e mulheres, de 18 a 40 anos, na cidade de João Pessoa-PB responderam o AUDIT e dados sócio-demográficos. A partir de diferentes cálculos estatísticos, observaram-se indicadores psicométricos que revelaram confiabilidade e fidedignidade do AUDIT nas referidas amostras, garantindo assim, a medida sobre a identificação do problema do consumo de álcool nos respondentes.

Palabras clave : problemas com álcool; fidedignidade; universitários.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )