SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Consumo de alcohol en universitario: Fiabilidad y sensibilidad de una escala para medirTres consideraciones preliminares sobre el concepto de la pulsión de muerte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

BIZARRIA, Fabiana Pinto de Almeida; TASSIGNY, Mônica Mota; OLIVEIRA, Nara Thaís Guimarães  y  JESUINO, Sabrina Leite Cardoso dos Santos. Reflexões sobre diagnóstico psiquiátrico à luz da psicologia analítica. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 148-168. ISSN 2236-6407.

Ao adentrar no estudo da Psicopatologia, busca-se neste artigo abordar diferentes concepções sobre a loucura. Além disso, procura-se compreender algumas possíveis origens das perturbações psíquicas, bem como certas descrições das funções psicológicas em seu estado dito alterado. Descreve-se, de modo geral, as especificidades das diversas abordagens existentes em Psicopatologia e, de modo específico, o enfoque dado pela psicologia junguiana. Dessa forma, o estudo realiza a análise da história clínica de uma paciente internada em hospital psiquiátrico, tendo como foco os motivos da internação, os sintomas apresentados e o diagnóstico psiquiátrico definido, segundo classificação do CID-10. Além disso, tenta-se traçar um possível caminho que a Psicologia Analítica daria para a análise do caso. Desse modo, busca-se uma análise psicológica, não mais psiquiátrica, do sujeito em questão, atentando para a singularidade do seu sofrimento psíquico.

Palabras clave : psicopatologia; diagnóstico psiquiátrico; funções psicológicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )