SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2O consumo de álcool em universitários: Fidedignidade e sensibilidade de uma escala de medidaTrês considerações preliminares sobre o conceito de pulsão de morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

BIZARRIA, Fabiana Pinto de Almeida; TASSIGNY, Mônica Mota; OLIVEIRA, Nara Thaís Guimarães  e  JESUINO, Sabrina Leite Cardoso dos Santos. Reflexões sobre diagnóstico psiquiátrico à luz da psicologia analítica. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 148-168. ISSN 2236-6407.

Ao adentrar no estudo da Psicopatologia, busca-se neste artigo abordar diferentes concepções sobre a loucura. Além disso, procura-se compreender algumas possíveis origens das perturbações psíquicas, bem como certas descrições das funções psicológicas em seu estado dito alterado. Descreve-se, de modo geral, as especificidades das diversas abordagens existentes em Psicopatologia e, de modo específico, o enfoque dado pela psicologia junguiana. Dessa forma, o estudo realiza a análise da história clínica de uma paciente internada em hospital psiquiátrico, tendo como foco os motivos da internação, os sintomas apresentados e o diagnóstico psiquiátrico definido, segundo classificação do CID-10. Além disso, tenta-se traçar um possível caminho que a Psicologia Analítica daria para a análise do caso. Desse modo, busca-se uma análise psicológica, não mais psiquiátrica, do sujeito em questão, atentando para a singularidade do seu sofrimento psíquico.

Palavras-chave : psicopatologia; diagnóstico psiquiátrico; funções psicológicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )