SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Três considerações preliminares sobre o conceito de pulsão de morteO novo lugar do pai como cuidador da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

BUENO, José Maurício Haas. Construção e validação de um instrumento para avaliação da regulação emocional. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 186-200. ISSN 2236-6407.

Considerando a inexistência de um instrumento para avaliação de habilidades relacionadas à inteligência emocional (IE) no mercado brasileiro e as relações que a regulação de emoções (uma das habilidades relacionadas com a IE) vem mostrando com critérios externos, esse trabalho propõe a construção e investigação das propriedades psicométricas de um instrumento para avaliação da regulação emocional. Para tanto, foram construídas provas baseadas na técnica do Stroop Emocional, utilizando palavras e imagens como estímulos emocionais e a nomeação de cores como tarefa cognitiva. Esse instrumento foi aplicado a uma amostra de 207 participantes adultos, de ambos os sexos. Uma análise fatorial revelou dois fatores que se estruturaram em função do tipo de estímulo emocional (imagens e palavras), porém esses fatores apresentaram um padrão de correlações neutras com traços de personalidade e raciocínio abstrato. Esses resultados foram discutidos à luz de pesquisas anteriores e caminhos foram apontados para a continuidade do desenvolvimento do instrumento.

Palavras-chave : regulação de emoções; inteligência emocional; inteligência; personalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )