SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Construction and validation of na instrument for emotional regulation assessmentValidation pilot study of the identifying signs of dyslexia test (TISD) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

ARRUDA, Sérgio Luiz Saboya  and  LIMA, Manuela Caroline Ferreira. O novo lugar do pai como cuidador da criança. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 201-216. ISSN 2236-6407.

Atualmente, observa-se um período de transição e de importantes mudanças no que diz respeito à função parental, à paternidade, aos valores e modos de vida, tanto no contexto individual, como no ambiente da família. Nessa conjuntura, é feito um estudo teórico psicológico, com o objetivo de refletir a respeito da evolução das funções do pai em relação aos papéis na família e enquanto cuidador de seus filhos. O papel paterno tem mudado de um patriarcalismo para o de parentalidade, um conceito mais amplo e contemporâneo. O pai pode estar deixando de ter uma posição secundária em relação à mãe, quer na criação e no desenvolvimento emocional dos filhos, quer pelos benefícios advindos quando se envolve afetivamente como cuidador.

Keywords : paternidade; relação pai-filho; cuidado da criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )