SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Construção e validação de um instrumento para avaliação da regulação emocionalEstudo piloto de validação do teste de identificação de sinais de dislexia (TISD) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

ARRUDA, Sérgio Luiz Saboya  e  LIMA, Manuela Caroline Ferreira. O novo lugar do pai como cuidador da criança. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 201-216. ISSN 2236-6407.

Atualmente, observa-se um período de transição e de importantes mudanças no que diz respeito à função parental, à paternidade, aos valores e modos de vida, tanto no contexto individual, como no ambiente da família. Nessa conjuntura, é feito um estudo teórico psicológico, com o objetivo de refletir a respeito da evolução das funções do pai em relação aos papéis na família e enquanto cuidador de seus filhos. O papel paterno tem mudado de um patriarcalismo para o de parentalidade, um conceito mais amplo e contemporâneo. O pai pode estar deixando de ter uma posição secundária em relação à mãe, quer na criação e no desenvolvimento emocional dos filhos, quer pelos benefícios advindos quando se envolve afetivamente como cuidador.

Palavras-chave : paternidade; relação pai-filho; cuidado da criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )