SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2O novo lugar do pai como cuidador da criançaRepresentações sociais da violência em professores da escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

ALVES, Mirza Novaes et al. Estudo piloto de validação do teste de identificação de sinais de dislexia (TISD). Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 217-239. ISSN 2236-6407.

O trabalho objetivou obter primeiras evidências de validade do Teste de Identificação de Sinais de Dislexia (TISD). Foram investigados dois grupos de crianças, um sem dificuldades de aprendizagem (n=9) e outro com dificuldades de aprendizagem (n=11), sendo o segundo selecionado em razão de possuir risco para transtornos de aprendizagem. Foram utilizados para coleta de dados o Teste de Desempenho Escolar (TDE) e TISD. Os resultados evidenciaram diferenças entre os grupos nos escores dos subtestes de Leitura, Escrita, Cálculo, Consciência Fonológica, Memória de trabalho e no Total, com melhor desempenho do grupo sem dificuldades de aprendizagem. Correlações significativas e negativas entre os subtestes do TDE e do TISD foram encontradas. Verificou-se que o TISD mostrou-se capaz de diferenciar os grupos, assim como obteve correlações com outro instrumento que avaliava construtos semelhantes, sendo o objetivo desse estudo alcançado.

Palavras-chave : neuropsicologia; avaliação psicológica; dislexia; dificuldades de aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )