SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Estudo piloto de validação do teste de identificação de sinais de dislexia (TISD)Treino de habilidades sociais em idosos institucionalizados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

PAULA, Alexandre da Silva de; KODATO, Sérgio  e  DIAS, Francielle Xavier. Representações sociais da violência em professores da escola pública. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 240-257. ISSN 2236-6407.

Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública, localizada na periferia de uma cidade de médio porte, do interior do Estado de São Paulo. Referenciando-se no método de análise das Representações Sociais, teve como objetivo investigar as concepções e as significações de violência nas escolas, produzidas por professores do Ensino Médio e Fundamental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semidirigidas em profundidade, com oito participantes escolhidos pelos critérios de disponibilidade e variabilidade do conjunto. As entrevistas foram gravadas, e o material transcrito foi organizado em categorias temáticas, segundo o procedimento da análise de conteúdo. As interpretações e justificativas para os episódios de violência baseiam-se em concepções pré-científicas e constituem um discurso desprovido de autocrítica, caracterizado pela impotência e por um sentido fatalista de futuro, dificultando o enfrentamento e a prevenção.

Palavras-chave : violência escolar; educação pública; representação social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )