SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Representações sociais da violência em professores da escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

MACHADO, Jane Gleifa Oliveira; CAMPOS, Carla Geline de Oliveira  e  RABELO, Dóris Firmino. Treino de habilidades sociais em idosos institucionalizados. Est. Inter. Psicol. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 258-265. ISSN 2236-6407.

Este relato pretende descrever uma experiência de oficinas de treinamento em habilidades sociais para idosos institucionalizados que se mostrou viável para trabalhar variadas situações sociais. Em instituições de longa permanência, o repertório de habilidades sociais reflete diretamente na adaptação, socialização e convivência dos idosos, sendo importante pensar em intervenções que busquem a promoção do desenvolvimento humano, da qualidade de vida e do fortalecimento do apoio social. A experiência evidenciou a importância do psicólogo nas instituições geriátricas e a exigência de novas modalidades de prática na contemporaneidade comprometidas com o bem-estar de idosos em risco psicossocial e cognitivo.

Palavras-chave : idosos; asilo para idosos; habilidades sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )