SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Child and youth sexual violence: what do the documents from the court say?Evaluation of adherence to the treatment of type 1 diabetes mellitus: literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

ALVES, Marta Luísa da Cruz  and  CASTRO, Paulo Francisco de. Avaliação da criatividade em graduandos do curso de psicologia. Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 25-44. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n1p25.

A criatividade configura-se como importante capacidade humana em várias áreas de atuação, inclusive no trabalho do psicólogo. O presente artigo objetiva descrever a criatividade em um grupo de estudantes do Curso de Psicologia, no sentido de verificar se a formação na área pode criar condições para o desenvolvimento do potencial criativo. Participaram do estudo 75 acadêmicos, distribuídos igualmente em três grupos, com alunos do primeiro, quinto e décimo semestres, com idade entre 18 e 59 anos, que responderam ao Teste de Torrance - Avaliação da Criatividade por Palavras, de acordo com as especificações técnicas do referido instrumento. Após avaliação dos testes, os resultados dos três grupos foram estatisticamente comparados e os principais resultados indicaram maior índice criativo nos formandos do curso, principalmente no que tange à fluência - capacidade em cultivar um número abundante de ideias e Originalidade - habilidade para produzir ideias novas ou incomuns.

Keywords : criatividade; avaliação psicológica; estudantes universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License