SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Avaliação da adesão ao tratamento do diabetes mellitus tipo 1: revisão de literaturaPsicodiagnóstico interventivo psicanalítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

ITAQUI, Luciara Gervasio  e  IENSEN, Silvio A. Lopes. A subjetividade do cidadão brasileiro: tessituras entre psicanálise, história e democracia. Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 64-79. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n1p64.

O artigo pretende problematizar criticamente aspectos referentes à subjetividade no espaço social a partir do jargão “jeitinho brasileiro”. Para tanto, busca-se compreender as relações entre o desamparo constitutivo do sujeito, a função fraterna e a democracia no Brasil, ao elucidar como se configura a subjetividade do cidadão brasileiro e seus desdobramentos no espaço social. A pesquisa realiza uma revisão narrativa de autores clássicos e contemporâneos da Psicanálise, do Direito e da História. Entende-se que em situações atuais de desamparo o sujeito reduz seus semelhantes a simples objetos visando ao próprio gozo, colocando a alteridade entre parênteses, fato que prejudica a efetivação de qualquer projeto democrático. Constata-se como consequência um mal estar generalizado no espaço social brasileiro, pois o sujeito percebe no “jeitinho brasileiro” uma via possível de descarga pulsional.

Palavras-chave : psicanálise; democracia; história.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License