SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1A subjetividade do cidadão brasileiro: tessituras entre psicanálise, história e democraciaO papel da supervisão na formação de terapeutas comportamentais: estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

MILANI, Rute Grossi; TOMAEL, Mercês Maria  e  GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini. Psicodiagnóstico interventivo psicanalítico. Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 80-95. ISSN 2236-6407.

O psicodiagnóstico interventivo trouxe modificações no processo de avaliação clínica, principalmente no que se refere à atitude e às intervenções do profissional durante o procedimento. O objetivo deste artigo é, a partir de um estudo teórico psicanalítico, descrever os resultados obtidos em pesquisas com pacientes submetidos ao psicodiagnóstico interventivo, tendo em vista a necessidade de conhecer as especificidades práticas e teóricas da aplicação deste método. Os estudos foram selecionados por meio de bases de dados eletrônicas, tais como: LILACS, Scielo e BVS-PSI, e bibliotecas universitárias. Na análise dos artigos verificou-se que os pacientes atendidos se beneficiaram com o psicodiagnóstico interventivo, possibilitando-lhes pensar o seu trajeto enquanto sujeito de sua história. Constatou-se que o psicodiagnóstico interventivo psicanalítico é um método que permite a compreensão intuitiva do inconsciente, em que o paciente tem a possibilidade de, a partir de um holding bem estabelecido, num ambiente suficientemente bom, diminuir seu sofrimento mental.

Palavras-chave : avaliação da personalidade; processo psicoterapêutico; psicologia clínica; clínica psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License