SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Psychoanalytic interventive psychodiagnosisThe concept of memory in freud's work: brief explanations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

SARTORI, Raquel Martins. O papel da supervisão na formação de terapeutas comportamentais: estudo de caso. Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 96-108. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n1p96.

O processo terapêutico requer do terapeuta habilidades que vão além de conhecimentos teóricos e técnicas, sendo a relação terapêutica uma variável imprescindível para o sucesso da psicoterapia comportamental. A supervisão de atendimentos clínicos é um recurso pedagógico fundamental para o desenvolvimento de habilidades do futuro terapeuta, bem como, para aumentar as condições de oferta de um atendimento psicoterapêutico mais adequado ao cliente. O presente artigo relata uma experiência de supervisão em que o primeiro cliente de uma terapeuta em formação apresentava padrões comportamentais de agressividade. O padrão do cliente produzia comportamentos e sentimentos na terapeuta que dificultavam o progresso e o sucesso terapêutico. A supervisão ocupou assim um papel de analisar e modelar comportamentos da terapeuta como estratégia para aumentar as chances de sucesso do caso. Em resultado às estratégias adotadas em supervisão, houve mudanças no padrão da interação da terapeuta em formação com seu cliente e avanços no caso.

Keywords : supervisão; formação de terapeutas; habilidades terapêuticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License