SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1The role of supervision in the training of behavior therapists: case studyShantala and winnicott: the touch from the bond author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

FERRARINI, Pâmela Pitágoras Freitas Lima  and  MAGALHAES, Lívia Diana Rocha. O conceito de memória na obra freudiana: breves explanações. Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 109-118. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n1p109.

O presente artigo tem como objetivo descrever o conceito de memória na obra de Sigmund Freud, precursor da Psicanálise. O tema da memória e suas diferentes manifestações no psiquismo faziam parte das inquietações teóricas de Freud, levando a indagar a respeito do funcionamento desta em seus diversos escritos. Através da análise da obra freudiana e de demais teóricos que debateram a respeito do tema, este estudo teórico visa demonstrar que a memória, na Psicanálise, sempre esteve presente na formulação freudiana da subjetividade humana. A constante evolução da sua teoria permitiu que a memória ganhasse um status cada vez maior, passando de uma análise puramente individual e funcional, para uma dimensão social e cultural, transformando-se num dos alicerces de sua teoria.

Keywords : memória; psicanálise; Sigmund Freud.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License