SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O conceito de memória na obra freudiana: breves explanações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

VALE, Karina Cyrineu. Shantala e winnicott: o toque a partir do vínculo. Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 119-125. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n1p119.

Este artigo trata de identificar e estabelecer associações entre a técnica de massagem infantil indiana conhecida no ocidente como Shantala à teoria de desenvolvimento infantil de Donald Winnicott, baseado na experiência pessoal e profissional da autora. Ela relaciona a oferta da massagem como um espaço potencialmente terapêutico para a estimulação do desenvolvimento saudável do nascituro em um sentido amplo - aspectos físicos e emocionais, a partir do estabelecimento de um vínculo saudável com seu cuidador. A atenção com o ambiente-cuidador, onde o reconhecimento do bebê enquanto um ser em desenvolvimento que “existe” e se expressa, são valorizados na prevenção e terapêuticas dos transtornos do desenvolvimento neuro-psico-motor.

Palavras-chave : massagem infantil; vínculo; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License