SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Playing as a means of communication in selective mutism child psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

LUSTOZA, Rosane Zétola  and  PINHEIRO, Nadja Nara Barbosa. Discurso universitário e função do estágio na clínica-escola: contribuições da psicanálise . Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 02-14. ISSN 2236-6407.

A transmissão da Psicanálise na universidade é questionável, pois existe uma tensão entre as normas que regulam o discurso universitário e o discurso analítico. Pretendese assinalar alguns limites e possibilidades do trabalho com a Psicanálise na universidade. Inicialmente, apresentam-se aqueles dois discursos com base na teoria lacaniana. A seguir investiga-se o modelo de avaliação como uma versão contemporânea do discurso universitário, no qual as questões da subjetividade são silenciadas em proveito da valorização da quantidade de saber. Por último, elege-se o estágio supervisionado como momento privilegiado para pensar a questão da transmissão da Psicanálise na universidade. Conclui-se que, apesar das dificuldades experimentadas no trabalho, a práxis na clínica-escola tem uma função positiva, pois requer do estagiário maior responsabilidade com sua prática.

Keywords : psicanálise; universidade; estágio supervisionado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License