SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Brincar como meio de comunicação na psicoterapia de crianças com mutismo seletivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

LUSTOZA, Rosane Zétola  e  PINHEIRO, Nadja Nara Barbosa. Discurso universitário e função do estágio na clínica-escola: contribuições da psicanálise . Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 02-14. ISSN 2236-6407.

A transmissão da Psicanálise na universidade é questionável, pois existe uma tensão entre as normas que regulam o discurso universitário e o discurso analítico. Pretendese assinalar alguns limites e possibilidades do trabalho com a Psicanálise na universidade. Inicialmente, apresentam-se aqueles dois discursos com base na teoria lacaniana. A seguir investiga-se o modelo de avaliação como uma versão contemporânea do discurso universitário, no qual as questões da subjetividade são silenciadas em proveito da valorização da quantidade de saber. Por último, elege-se o estágio supervisionado como momento privilegiado para pensar a questão da transmissão da Psicanálise na universidade. Conclui-se que, apesar das dificuldades experimentadas no trabalho, a práxis na clínica-escola tem uma função positiva, pois requer do estagiário maior responsabilidade com sua prática.

Palavras-chave : psicanálise; universidade; estágio supervisionado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License