SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2University discourse and the function of supervised stage in clinic-school: contributions from psychoanalysisConceptions of operators of law on marital and extramarital sexual crimes: psychosocial implications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

CAMPOS, Lia Keuchguerian Silveira  and  ARRUDA, Sérgio Luiz Saboya. Brincar como meio de comunicação na psicoterapia de crianças com mutismo seletivo. Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 15-33. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p15.

A partir de conceitos da teoria psicanalítica, é feita uma discussão teórico-clínica em que o brincar serve como meio de expressão e de comunicação na psicoterapia psicanalítica de uma menina de nove anos e de um menino de sete anos de idade, ambos com mutismo seletivo, atendidos duas vezes por semana em um hospital público. Trata-se de um estudo qualitativo, que utiliza o método psicanalítico. As discussões teóricas são ilustradas pela história de vida e por vinhetas das sessões nas quais o brincar permitiu o acesso e o trabalho do mundo interno das crianças, possibilitando que começassem a verbalizar e a produzir representações simbólicas.

Keywords : psicologia da criança; ludoterapia; psicanálise; mutismo seletivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License