SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Brincar como meio de comunicação na psicoterapia de crianças com mutismo seletivoEvidências de validade da escala de percepção de suporte organizacional em funcionários de empresa pública e privada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

ANTONI, Clarissa De; MAZONI, Carolina de Vasconcellos  e  MUSSKOPF, Filipe Witz. Concepções dos operadores do Direito sobre crimes sexuais conjugais e extraconjugais: implicações psicossociais. Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 34-59. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p34.

Este estudo identificou as concepções dos operadores do Direito sobre crimes de violência sexual conjugal e extraconjugal contra mulheres. Participaram deste estudo três operadores do Direito que atuam na área: um Juiz de Direito, um Promotor de Justiça e um Defensor Público, com idades entre 39 e 47 anos e sexo masculino. Foi realizada entrevista semidirigida, abordando aspectos jurídicos e psicossociais, e apresentação de um caso fictício. Utilizou-se à análise de conteúdo e foram criadas três categorias: 1) crimes sexuais conjugais; 2) crimes sexuais extraconjugais cometidos por desconhecidos e; 3) Comparação entre ambos os crimes. Foram encontrados diversos resultados, sendo o de maior relevância a compreensão de que o estupro conjugal é atenuado pelo vínculo do casal, enquanto o extraconjugal foi visto como algo mais agressivo. Percebe-se que as crenças dos operadores do Direito podem interferir no seu julgamento sobre crimes sexuais cometidos no âmbito conjugal.

Palavras-chave : estupro; crimes sexuais; operadores do Direito; mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License