SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Concepções dos operadores do Direito sobre crimes sexuais conjugais e extraconjugais: implicações psicossociaisInstrumentos aplicados em estudos brasileiros em psicologia do esporte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

FORMIGA, Nilton; FLEURY, Luis Felipe de Oliveira  e  SOUZA, Marcos Aguiar de. Evidências de validade da escala de percepção de suporte organizacional em funcionários de empresa pública e privada. Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 60-76. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p34.

Apontado como um dos constructos de maior influência sobre o comportamento humano nas organizações, a percepção de suporte organizacional é definida como a percepção por parte do empregado de que a organização o valoriza e zela pelo seu bem-estar. Apesar da constatação de diferentes instrumentos para mensuração do suporte organizacional, em geral os estudos brasileiros têm utilizado a escala de percepção de suporte organizacional - EPSO, em função de suas qualidades psicométricas e pelo seu tamanho reduzido, contando apenas com nove itens que mensuram o constructo de forma unidimensional. Apesar da reconhecida utilidade do instrumento, não foram encontrados na literatura indicativos de sua validade estrutural, motivo que fundamentou o principal objetivo do presente estudo. Participaram do estudo 490 trabalhadores de diferentes empresas da cidade do Rio de Janeiro, com idade variando de 16 a 68 anos (média de 39,82 anos e desvio padrão de 11,68 anos), dos quais 169 pertenciam a empresas públicas e 321 a empresas privadas; 59% eram do sexo feminino e 54% solteiros. Os resultados obtidos nos procedimentos de análise fatorial confirmatória ratificaram as qualidades psicométricas da EPSO, com indicadores psicométricos confiáveis que garantem a sua utilização em contextos de organizações públicas e privadas.

Palavras-chave : percepção de suporte organizacional; análise fatorial confirmatória; escala psicométrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License