SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Evidências de validade da escala de percepção de suporte organizacional em funcionários de empresa pública e privada(Des) cuidando de si: como auxiliares de enfermagem percebem a tarefa de cuidar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SILVA, Andressa Melina Becker da; FOCH, Gisele Fernandes de Lima; GUIMARAES, Claudiane Aparecida  e  ENUMO, Sônia Regina Fiorin. Instrumentos aplicados em estudos brasileiros em psicologia do esporte. Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 77-85. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p77.

A Psicologia do Esporte é uma das áreas de atuação dos psicólogos que faz uso instrumentos de avaliação. Depende, portanto, da construção e validação de instrumentos para essa população. Este estudo analisou os instrumentos validados para a população brasileira, citados em artigos nacionais sobre Psicologia do Esporte, no período de 2002 a 2012. Os descritores "validação", "teste", "esporte" e "psicofisiologia" foram cruzados com os descritores "ansiedade", "estresse", "depressão", "motivação", "liderança", "agressividade", "imaginação", "humor", "autoestima", "autoeficácia", nas bases de dados eletrônicas Periódicos/CAPES, SciELO-Brasil e PubMed em janeiro de 2013. Para 38 modalidades esportivas e outras não competitivas, encontraram-se seis instrumentos traduzidos e validados para o Brasil, mas ainda não avaliados/aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Discute-se a inclusão de medidas psicofisiológicas no processo avaliativo e a validação dos instrumentos aplicados à Psicologia do Esporte.

Palavras-chave : avaliação psicológica; psicologia do esporte; psicofisiologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License