SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2(Not) taking care of themselves: how nurses perceive the task of providing careSeeking quality scientific information for research in Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

FARIA-SCHUTZER, Débora Bicudo et al. Fica um grande vazio: relatos de mulheres que experienciaram morte fetal durante a gestação. Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 113-132. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p113.

O objetivo deste artigo é discutir vivências emocionais de mulheres que tiveram perda fetal após vinte semanas de gravidez, coletadas em pesquisa de campo. Utilizou-se o método clínico-qualitativo. A amostra de sujeitos foi intencional e fechada pelo critério de saturação de informações. Utilizou-se a técnica de entrevista semidirigida de questões abertas com cinco mulheres. O tratamento de dados incluiu: transcrição das entrevistas, leituras flutuantes e categorização em tópicos através de análise de conteúdo. Da análise qualitativa dos dados emergiram quatro categorias: 1) "Recebi a notícia da perda..."; 2) "Meu filho nasceu morto..."; 3) "Por que comigo?"; 4) "Eu me sinto assim...". Identificou-se a necessidade de assegurar que as mães e familiares ingressem no processo de elaboração do luto perinatal que refletirá na minimização de prejuízos psicológicos. Deve ser priorizado um suporte por parte da equipe de saúde envolvida, que considere a mulher desde o momento em que é dada a notícia do óbito.

Keywords : óbito perinatal; luto; maternidade; pesquisa qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License