SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2(Des) cuidando de sí mismo: cómo los auxiliares de enfermería perciben la tarea de cuidarBuscando información científica de cualidad para investigación en Psicología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

FARIA-SCHUTZER, Débora Bicudo et al. Fica um grande vazio: relatos de mulheres que experienciaram morte fetal durante a gestação. Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 113-132. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p113.

O objetivo deste artigo é discutir vivências emocionais de mulheres que tiveram perda fetal após vinte semanas de gravidez, coletadas em pesquisa de campo. Utilizou-se o método clínico-qualitativo. A amostra de sujeitos foi intencional e fechada pelo critério de saturação de informações. Utilizou-se a técnica de entrevista semidirigida de questões abertas com cinco mulheres. O tratamento de dados incluiu: transcrição das entrevistas, leituras flutuantes e categorização em tópicos através de análise de conteúdo. Da análise qualitativa dos dados emergiram quatro categorias: 1) "Recebi a notícia da perda..."; 2) "Meu filho nasceu morto..."; 3) "Por que comigo?"; 4) "Eu me sinto assim...". Identificou-se a necessidade de assegurar que as mães e familiares ingressem no processo de elaboração do luto perinatal que refletirá na minimização de prejuízos psicológicos. Deve ser priorizado um suporte por parte da equipe de saúde envolvida, que considere a mulher desde o momento em que é dada a notícia do óbito.

Palabras clave : óbito perinatal; luto; maternidade; pesquisa qualitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License