SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Fica um grande vazio: relatos de mulheres que experienciaram morte fetal durante a gestação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

COLEPICOLO, Eliane. Buscando informação científica de qualidade para pesquisa em Psicologia. Est. Inter. Psicol. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 133-142. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p133.

Este relato tem por objetivo apresentar ao pesquisador em Psicologia técnicas de busca e recuperação de informação para pesquisa acadêmica e científica. É baseado em minhas experiências como bibliotecária universitária e como doutoranda em Psicologia, num projeto sobre cientometria do campo das Habilidades Sociais. Seu objetivo é obter informação confiável e de qualidade para elaborar seus trabalhos, a partir de fontes de informação on-line. Recomendam-se e descrevem-se etapas para o processo de busca de informação científica: delimitar o tema da pesquisa; aplicar táticas de busca adequadas; selecionar fontes de informação confiáveis e especializadas no tema; traduzir a pesquisa para a linguagem da fonte de informação; com base nas etapas anteriores, desenvolver uma estratégia de busca eficaz; avaliar a qualidade e confiabilidade dos itens obtidos. Espera-se que ao seguir tais etapas, o pesquisador obtenha um corpus coerente com o tema da pesquisa, economia de tempo e qualidade bibliográfica.

Palavras-chave : pesquisa bibliográfica; recuperação de informação; psicologia - fontes de informação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License