SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Formação profissional: as vivências dos jovens em um programa de aprendizagemEscala de Autoeficácia Acadêmica para o Ensino Médio: busca de evidências psicométricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

PINHEIRO-CAROZZO, Nádia Prazeres  e  OLIVEIRA, Jena Hanay Araujo de. Comportamento alimentar: um estudo da relação entre IMC de crianças e sua percepção sobre as práticas alimentares parentais. Est. Inter. Psicol. [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 21-35. ISSN 2236-6407.

Práticas alimentares parentais são estratégias utilizadas pelos pais na educação alimentar do filho, buscando o aumento de respostas adequadas e a diminuição de inadequadas. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a percepção dos filhos sobre tais práticas e o seu índice de massa corporal - IMC. A pesquisa foi transversal e correlacional, contou com amostra de 114 crianças, de 8 a 11 anos, incluídas via amostragem não-probabilística, sendo a participação voluntária e anônima mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e do Termo de Assentimento. As crianças foram pesadas, medidas e responderam o Questionário de Verificação das Práticas Alimentares - Versão Filhos (QVPA). Foram encontradas diferenças significativas nas práticas alimentares parentais segundo o IMC da criança: pressão para comer (p ≤ 0,01) e restrição alimentar por peso (p ≤ 0,05). A pesquisa demonstrou que há relação entre índice de massa corporal do filho e a prática alimentar a ser utilizada pelos pais.

Palavras-chave : práticas alimentares parentais; índice de massa corporal; infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License