SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Freud, a racionalidade médica e a constituição do objeto psicopatológico na Psicanálise: um estudo epistemológicoCoping e Qualidade de Vida de pacientes em hemodiálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

MACHADO, Letícia Víer; FERREIRA, Rodrigo Ramires  e  SERON, Paulo César. Adoção de crianças maiores: sobre aspectos legais e construção do vínculo afetivo. Est. Inter. Psicol. [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 65-81. ISSN 2236-6407.

O tema da adoção de crianças maiores faz parte de um contexto de mudanças profundas na concepção de família. A adoção de crianças maiores refere-se à adoção de crianças acima de dois anos e ainda é preterida pelos adotantes brasileiros. Utilizando-se da metodologia de pesquisa documental teórica, analisamos a produção da legislação brasileira em termos de “adoção tardia”. Discutimos os impasses que emergem na construção do vínculo entre pais e filhos maiores adotados e algumas contribuições teóricas sobre o estabelecimento dessa relação.

Palavras-chave : adoção tardia; família; estatuto da criança e do adolescente; psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License