SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Adoção de crianças maiores: sobre aspectos legais e construção do vínculo afetivoRelação entre a qualidade de vida e o estresse em acadêmicos da área da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

LIRA, Celine Lorena Oliveira Barboza de; AVELAR, Telma Costa de  e  BUENO, José Maurício Maurício Haas. Coping e Qualidade de Vida de pacientes em hemodiálise. Est. Inter. Psicol. [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 82-99. ISSN 2236-6407.

Pessoas acometidas pela insuficiência renal crônica têm sua qualidade de vida diminuída em razão do tratamento hemodialítico a que são submetidas. Essas alterações podem ser mais ou menos intensas, dependendo das estratégias de enfrentamento (coping) que elas usam para lidar com os efeitos do tratamento. Este estudo objetivou investigar a relação entre estratégias de coping e qualidade de vida de pacientes em hemodiálise. Três instrumentos (questionário sociodemográfico, Escala Modos de Enfrentamento de Problemas e o Kidney Disease and Quality-of-Life Short-Form) foram aplicados em 49 pacientes do Setor de Hemodiálise de um hospital público da cidade de Recife, Brasil. Foram encontradas principalmente correlações negativas entre a estratégia de coping focalizado na emoção e várias dimensões da qualidade de vida. Esses resultados são compatíveis com pesquisas anteriores, inclusive as realizadas com outros tipos de pacientes. As implicações desses resultados para a atuação profissional do psicólogo são discutidas.

Palavras-chave : coping; qualidade de vida; insuficiência renal crônica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License