SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Coping and quality of life of the patients in hemodialysisPermanent education and co-management: experience of a health managing group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

BORINE, Rita de Cássia Calderani; WANDERLEY, Kátia da Silva  and  BASSITT, Débora Pastore. Relação entre a qualidade de vida e o estresse em acadêmicos da área da saúde. Est. Inter. Psicol. [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 100-118. ISSN 2236-6407.

O presente trabalho visou compreender a relação entre a qualidade de vida e o estresse em acadêmicos da área da saúde de uma faculdade privada do interior de Rondônia. Participaram 208 alunos, sendo 133 do sexo feminino e 75 do sexo masculino com idades entre 17 a 55 anos. Para atingir a proposta da pesquisa, foi utilizada a escala Whoqol-Bref para avaliar a qualidade de vida e o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos para avaliar o nível de estresse. Conclui-se que os acadêmicos com maior nível de qualidade de vida apresentam menores índices de estresse, sendo os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária aqueles com maior índice de qualidade de vida e os acadêmicos do curso de Fisioterapia os que apresentam o maior nível de estresse. Observou-se, também, que o sexo feminino apresentou mais níveis de estresse em comparação ao sexo masculino.

Keywords : qualidade de vida; estresse; universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License