SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Possíveis contribuições da psicologia na estratégia de saúde da família: interdisciplinaridade entre fazeres e saberes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; MOGNON, Jocemara Ferreira  e  ISHIZAWA, Fabiana Mitiko. Atitudes frente à avaliação psicológica de candidatos à obtenção e renovação da CNH. Est. Inter. Psicol. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 18-38. ISSN 2236-6407.

O objetivo deste estudo foi verificar as atitudes acerca do processo de avaliação psicológica pericial no trânsito. Participaram da pesquisa 50 candidatos à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de renovação, que responderam a um Questionário sociodemográfico e a Escala de Atitudes frente ao Serviço de Avaliação Psicológica. Os resultados indicaram que os participantes apresentaram atitudes favoráveis à avaliação psicológica pericial e os candidatos à primeira CNH que atribuíram maior importância ao processo. Diferentemente, os candidatos com Ensino Superior foram os que atribuíram menor importância ao processo. Não foram encontradas diferenças significativas na comparação das variáveis sexo e idade. Foram encontradas correlações estatisticamente significativas e positivas entre os fatores da Escala de atitudes e às variáveis importância, eficiência e notas atribuídas ao processo. Com base nos resultados, infere-se que apesar das queixas sobre a avaliação psicológica pericial, os candidatos avaliados reconhecem a sua importância para o trânsito.

Palavras-chave : psicologia do trânsito; motoristas; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License