SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Attitudes toward psychological assessment of candidates for obtaining and renewing driver’s licenseBrief comments about Theory of Social Representations of Serge Moscovici and Interdisciplinarity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

MARQUES, Ana Alice Dalla Valle  and  OLIVEIRA, Rafael Wolski de. Possíveis contribuições da psicologia na estratégia de saúde da família: interdisciplinaridade entre fazeres e saberes. Est. Inter. Psicol. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 39-58. ISSN 2236-6407.

A psicologia mostra-se na atualidade como um amplo campo de atuação que abrange diferentes áreas de conhecimento. Esse estudo teve como enfoque a investigação das possíveis contribuições da psicologia na Estratégia da Saúde da Família, a partir da compreensão de uma equipe de ESF de um município da Serra Gaúcha. Utilizou-se da análise de conteúdo, a partir da observação participante e entrevistas semiestruturadas e, a partir do material analisado, emergiram cinco categorias que abordam as seguintes temáticas: Entendimento da proposta da ESF; Satisfação com o trabalho realizado; Resolutividade das ações; Interdisciplinaridade entre fazeres e o Saber da psicologia na ESF. Os resultados da análise destas categorias apontam para necessidade de desenvolver constantemente novas formas de promover saúde, capazes de contemplar os sujeitos na sua integralidade. O papel da psicologia na ESF vai além de ações simplistas de avaliação, encaminhamento e tratamento. Trata-se de ampliar possibilidades para promover atuações e serviços que se mostrem resolutivos e satisfatórios para usuários e equipe de saúde.

Keywords : psicologia; saúde; interdisciplinaridade; família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License