SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Atitudes frente à avaliação psicológica de candidatos à obtenção e renovação da CNHBreves observações sobre a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a Interdisciplinaridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

MARQUES, Ana Alice Dalla Valle  e  OLIVEIRA, Rafael Wolski de. Possíveis contribuições da psicologia na estratégia de saúde da família: interdisciplinaridade entre fazeres e saberes. Est. Inter. Psicol. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 39-58. ISSN 2236-6407.

A psicologia mostra-se na atualidade como um amplo campo de atuação que abrange diferentes áreas de conhecimento. Esse estudo teve como enfoque a investigação das possíveis contribuições da psicologia na Estratégia da Saúde da Família, a partir da compreensão de uma equipe de ESF de um município da Serra Gaúcha. Utilizou-se da análise de conteúdo, a partir da observação participante e entrevistas semiestruturadas e, a partir do material analisado, emergiram cinco categorias que abordam as seguintes temáticas: Entendimento da proposta da ESF; Satisfação com o trabalho realizado; Resolutividade das ações; Interdisciplinaridade entre fazeres e o Saber da psicologia na ESF. Os resultados da análise destas categorias apontam para necessidade de desenvolver constantemente novas formas de promover saúde, capazes de contemplar os sujeitos na sua integralidade. O papel da psicologia na ESF vai além de ações simplistas de avaliação, encaminhamento e tratamento. Trata-se de ampliar possibilidades para promover atuações e serviços que se mostrem resolutivos e satisfatórios para usuários e equipe de saúde.

Palavras-chave : psicologia; saúde; interdisciplinaridade; família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License