SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Possíveis contribuições da psicologia na estratégia de saúde da família: interdisciplinaridade entre fazeres e saberesTestes projetivos na avaliação psicológica da esquizofrenia: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

SILVA, Cristiana Barcelos da; CARMO, Gerson Tavares do  e  SILVA, Alessandra Maria Custódio da. Breves observações sobre a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a Interdisciplinaridade. Est. Inter. Psicol. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 59-70. ISSN 2236-6407.

O presente trabalho teve como objetivo analisar a Teoria das Representações Sociais (TRS) e a questão da Interdisciplinaridade enquanto categorias analíticas e alternativas metodológicas de produção científica. A partir de leituras inicias de autores basilares como, Moscovici (2003), Jodelet (2011, 1998), Sá (1998), Japiassu (1976), Fazenda (1995,1979) e Frigotto (2008), dentre outros, verificamos algumas questões que faziam referência a respeito da possibilidade de interseção entre a TRS e a Interdisciplinaridade. Desse modo, este estudo buscou, com base em uma análise bibliográfica de cunho qualitativo, comprovar ou refutar a hipótese em torno da relação entre a teoria moscoviciana e a questão da Interdisciplinaridade. Importante destacar que, para a análise, levamos em conta a abordagem, os objetivos, os efeitos, bem como o contexto em que ambos se constituíram. Concluímos o estudo, afirmando a existência de conexão entre as duas temáticas, apontamos para quatro elementos característicos comuns: análise multifacetada de explicação da realidade, a dialogicidade, o foco no todo e a proposição em superar a fragilidade da fragmentação da ciência.

Palavras-chave : psicologia social; processos sociais; conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License