SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Brief comments about Theory of Social Representations of Serge Moscovici and InterdisciplinarityThe concept of unconscious alliances as the curbstone of bound work on psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

ZUANAZZI, Ana Carolina  and  RIBEIRO, Rafaela Larsen. Testes projetivos na avaliação psicológica da esquizofrenia: uma revisão da literatura. Est. Inter. Psicol. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 71-91. ISSN 2236-6407.

Objetivou-se investigar o que se tem produzido no Brasil sobre a temática do uso de instrumentos projetivos/expressivos na avaliação psicológica de pacientes com esquizofrenia. Para tanto, fez-se uma revisão da literatura brasileira nas bases de dados Scielo, Lilacs, Medline, Pepsic e Index Psicologia a partir dos descritores “avaliação e esquizofrenia” e um dos seguintes termos: Rorschach, TAT, HTP, Pfister, Zulliger, Palográfico ou PMK. Foram selecionados dez artigos a partir dos critérios de inclusão e exclusão. Nos últimos dez anos foram publicados 80% dos artigos encontrados, sendo o Rorschach o instrumento mais utilizado nesse contexto. Não foram encontrados estudos com os instrumentos HTP, Palográfico, PMK e Zulliger. Apesar do baixo número de estudos na literatura brasileira, considera-se que o uso de instrumentos projetivos na avaliação psicológica de pessoas com esquizofrenia enriquece o diagnóstico e a verificação de potencialidades e dificuldades emocionais e da percepção da realidade nessa população.

Keywords : técnicas projetivas; avaliação psicológica; esquizofrenia; revisão de literatura; teste de Rorschach.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License