SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Breves observações sobre a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a InterdisciplinaridadeO conceito de alianças inconscientes como fundamento para o trabalho vincular em psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

ZUANAZZI, Ana Carolina  e  RIBEIRO, Rafaela Larsen. Testes projetivos na avaliação psicológica da esquizofrenia: uma revisão da literatura. Est. Inter. Psicol. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 71-91. ISSN 2236-6407.

Objetivou-se investigar o que se tem produzido no Brasil sobre a temática do uso de instrumentos projetivos/expressivos na avaliação psicológica de pacientes com esquizofrenia. Para tanto, fez-se uma revisão da literatura brasileira nas bases de dados Scielo, Lilacs, Medline, Pepsic e Index Psicologia a partir dos descritores “avaliação e esquizofrenia” e um dos seguintes termos: Rorschach, TAT, HTP, Pfister, Zulliger, Palográfico ou PMK. Foram selecionados dez artigos a partir dos critérios de inclusão e exclusão. Nos últimos dez anos foram publicados 80% dos artigos encontrados, sendo o Rorschach o instrumento mais utilizado nesse contexto. Não foram encontrados estudos com os instrumentos HTP, Palográfico, PMK e Zulliger. Apesar do baixo número de estudos na literatura brasileira, considera-se que o uso de instrumentos projetivos na avaliação psicológica de pessoas com esquizofrenia enriquece o diagnóstico e a verificação de potencialidades e dificuldades emocionais e da percepção da realidade nessa população.

Palavras-chave : técnicas projetivas; avaliação psicológica; esquizofrenia; revisão de literatura; teste de Rorschach.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License