SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Projective tests in psychological assessment of schizophrenia: a review of Brazilian literatureIlness’ perception for truck drivers absented by social security system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

On-line version ISSN 2236-6407

Abstract

CASTANHO, Pablo. O conceito de alianças inconscientes como fundamento para o trabalho vincular em psicanálise. Est. Inter. Psicol. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 92-112. ISSN 2236-6407.

A relação indivíduo-sociedade é um desfio ao pensamento nas ciências humanas e sociais em geral e para a psicanálise em particular. Neste artigo, objetiva-se a apresentação e sustentação da lógica contratualista em psicanálise como fundamento para o trabalho vincular (com casais, famílias, grupos e instituições). A partir do estudo atento de dois textos sociais de Freud, busca-se caracterizar a noção de contrato no autor. Em seguida, apresenta-se o conceito de alianças inconscientes, de René Kaës, como um desenvolvimento possível dessa noção. Conclui-se sobre as especificidades e a potencialidade do conceito de alianças inconscientes para contribuir para o debate da relação indivíduo-sociedade em geral e sobre sua pertinência e utilidade como fundamento para o trabalho psicanalítico vincular.

Keywords : teoria psicanalítica; psicanálise de grupo; René Kaës; psicoterapia de grupo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License