SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Testes projetivos na avaliação psicológica da esquizofrenia: uma revisão da literaturaPercepções sobre adoecimento para caminhoneiros afastados pelo sistema de previdência social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

CASTANHO, Pablo. O conceito de alianças inconscientes como fundamento para o trabalho vincular em psicanálise. Est. Inter. Psicol. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 92-112. ISSN 2236-6407.

A relação indivíduo-sociedade é um desfio ao pensamento nas ciências humanas e sociais em geral e para a psicanálise em particular. Neste artigo, objetiva-se a apresentação e sustentação da lógica contratualista em psicanálise como fundamento para o trabalho vincular (com casais, famílias, grupos e instituições). A partir do estudo atento de dois textos sociais de Freud, busca-se caracterizar a noção de contrato no autor. Em seguida, apresenta-se o conceito de alianças inconscientes, de René Kaës, como um desenvolvimento possível dessa noção. Conclui-se sobre as especificidades e a potencialidade do conceito de alianças inconscientes para contribuir para o debate da relação indivíduo-sociedade em geral e sobre sua pertinência e utilidade como fundamento para o trabalho psicanalítico vincular.

Palavras-chave : teoria psicanalítica; psicanálise de grupo; René Kaës; psicoterapia de grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License