SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2O conceito de alianças inconscientes como fundamento para o trabalho vincular em psicanáliseFacetas arquetípicas: análise de caso clínico com suporte na Psicologia Analítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

DELFINO, Lívia Guimarães  e  MORAES, Thiago Drumond. Percepções sobre adoecimento para caminhoneiros afastados pelo sistema de previdência social. Est. Inter. Psicol. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 113-137. ISSN 2236-6407.

Objetiva-se compreender o afastamento do trabalho de caminhoneiros de rota longa em benefício previdenciário e com indicação de reabilitação profissional pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) visando conhecer como percebiam seu trabalho e os fatores ligados a seu processo de adoecimento. Em pesquisa de abordagem qualitativa, entrevistou-se individualmente 13 caminhoneiros, homens, com idades entre 30 e 58 anos. Dos relatos identificaram-se categorias como características e condições do trabalho, expectativas e ganhos profissionais e adiamento do cuidado. Os dados demonstram percepção do afastamento por doenças relacionado à atual organização do transporte rodoviário de cargas e que esse afastamento tem ocorrido tardiamente com o agravamento das morbidades, ficando evidente a influência dos modos de lidar com o adoecer destes trabalhadores. O estudo demonstra necessidade de aprimoramento constante das ações da Previdência Social principalmente no que se refere às especificidades de determinados grupos profissionais no serviço de reabilitação profissional do INSS.

Palavras-chave : seguridade social; saúde ocupacional; aposentadoria; condições de trabalho; transportes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License