SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Percepciones sobre enfermedad para camioneros ausentados por lo sistema de seguridad social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

ASSIS, Odéssia Fernanda Gomes de et al. Facetas arquetípicas: análise de caso clínico com suporte na Psicologia Analítica. Est. Inter. Psicol. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 138-150. ISSN 2236-6407.

O presente trabalho consiste no estudo de caso de uma paciente que procurou atendimento com a queixa de dificuldades no contexto familiar devido ao fato de não conseguir negar nada às pessoas. O caso foi analisado com base no referencial da Psicologia Analítica, fundamentado, principalmente, em Carl Gustav Jung. Foram realizadas sessões de atendimento psicológico, e, após as sessões, foram realizados apontamentos teóricos com base no material trazido pela paciente. As intervenções foram realizadas com o objetivo de possibilitar insights à paciente e que ela buscasse outras formas de se posicionar no mundo e de se relacionar com as pessoas ao redor. Com o decorrer das sessões, a paciente mostrou-se capaz de construir um contexto onde permitir e negar estavam mais de acordo com suas capacidades e possibilidades.

Palabras clave : psicologia analítica; sonhos; arquétipos; inconsciente; religião.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License