SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Diferenças conceituais e empíricas entre eficácia adaptativa e copingSíndrome depressiva: um estudo com pacientes e familiares no contexto da doença renal crônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

RODRIGUES, Maria Rita Campello  e  MORAES, Marcia Oliveira. Considerações sobre a imitação entre jovens e crianças cegas. Est. Inter. Psicol. [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 20-37. ISSN 2236-6407.

O artigo investiga a imitação entre jovens e crianças cegas. A pesquisa foi realizada como um mosaico no tempo já que as considerações de campo foram extraídas de dois domínios: da experiência profissional com a estimulação precoce de bebês cegos e de dispositivo de intervenção com jovens cegos e com baixa visão, com idades entre 13 e 18 anos. Afirmando o caráter situado do conhecimento, a pesquisa indica que a imitação entre jovens cegos pode ser uma das vias de criação de um mundo comum entre cegos e videntes. A imitação entre jovens cegos é um processo que envolve múltiplas sensorialidades, exige experimentação do corpo e redunda numa transformação recíproca, tanto do cego quanto do vidente. O trabalho conclui com a indicação do caráter singular da imitação e, ao mesmo tempo, com a afirmação da sua pertinência ao processo de inclusão e desenvolvimento tanto da criança quanto do jovem cegos.

Palavras-chave : educação especial; imitação; cegueira; corpo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License