SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Síndrome depresiva: un estudio con pacientes y sus familias en el contexto de la enfermedad renal crónicaDependencia emocional: una revisión sistemática de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

SOARES, Adriana Benevides et al. Relações interpessoais na universidade: o que pensam estudantes da graduação em psicologia?. Est. Inter. Psicol. [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 56-76. ISSN 2236-6407.

As relações sociais na universidade são importantes para a adaptação, vivência e alcance de resultados acadêmicos. Este artigo teve como objetivo identificar como os estudantes universitários percebem suas vivências em situações interpessoais no espaço acadêmico. Utilizou-se Grupo Focal para coletar os dados e a Análise de Conteúdo para categorizar e analisar as falas dos estudantes. Participaram 13 estudantes do curso de Psicologia de uma universidade pública da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados encontrados permitiram a categorização de situações consideradas como fáceis e difíceis. Nas situações consideradas difíceis, percebeu-se as dificuldades do estudante em lidar com as relações interpessoais. No que diz respeito à relação professor-aluno, foram identificadas dificuldades com a didática do professor. Entre as situações elencadas como fáceis, destaca-se: alunos que admiram seus professores, a tolerância com as diferenças, a socialização e a aceitação para trabalhar com colegas.

Palabras clave : grupos focais; relações interpessoais; estudantes universitários; psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License