SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Escala de avaliação de altas habilidades / superdotação - versão professor: validade de conteúdoA utilização dos mapas afetivos como possibilidade de leitura do território no CRAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

LIMA, Mayara Gama de  e  ALENCAR, Heloisa Moulin de. A concepção de estudantes universitários acerca da vergonha: um estudo no campo da psicologia moral. Est. Inter. Psicol. [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 124-144. ISSN 2236-6407.

A presente pesquisa teve como objetivo investigar o juízo moral de estudantes universitários acerca da vergonha. O instrumento utilizado foi uma entrevista com roteiro semiestruturado, baseada no método clínico proposto por Piaget, contendo questões relativas à concepção de vergonha e ao juízo moral deste sentimento. Os dados revelam que o juízo de valor moral da vergonha envolve conteúdos que a equivalem a um controle externo e a um controle interno, sendo encontradas com maior frequência as categorias juízo e/ou olhares alheios e autojuízo, respectivamente. Espera-se, assim, contribuir com a reflexão sobre a relação entre a vergonha e o universo moral de estudantes universitários, e com o estudo da vergonha e da afetividade na psicologia moral.

Palavras-chave : moralidade; vergonha; estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License